OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA E ESTRABISMO
Oftalmologia Pediátrica é uma sub especialidade dentro da Oftalmologia que se dedica aos cuidados da saúde visual dos bebês e das crianças. Diferente do adulto que já possui um sistema visual desenvolvido, o bebê ao nascimento, da mesma forma que não sabe falar, andar, também não sabe “enxergar”. O primeira objetivo da oftalmologia pediátrica é garantir que a criança desenvolva o pleno potencial de visão em ambos os olhos e que qualquer problema que surja no período de desenvolvimento visual seja diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada.
A criança não é um adulto pequeno. São várias diferenças, desde a necessidade dos exames preventivos, a forma de examinar e lidar com as crianças e com os pais, tornando a abordagem do paciente pediátrico diferente da oftalmologia realizada no adulto.
O estrabismo é quando existe um desvio de um olho em relação ao outro e quando os olhos não se encontram em paralelismo. O estrabismo pode ser horizontal (convergente ou divergente) ou vertical, ou ainda uma combinação de desvio horizontal e vertical e pode ocorrer nos adultos e nas crianças. O estrabismo da criança tem características próprias e muitas vezes é diferente do adulto. Por estar muitas vezes associado com ambliopia (“olho preguiçoso”), o tratamento do estrabismo da criança também tem as suas particularidades.
Dentre os problemas oftalmológicos mais comuns na oftalmologia pediátrica podemos destacar :
Retinopatia da Prematuridade
Obstrução de vias lacrimais
Conjuntivite Neonatal e Conjuntivites da criança
Infecções Congênitas (Toxoplasmose, Citomegalovírus, Herpes, Zika entre outros)
Alergia
Estrabismo
Ambliopia
Hordéolos e Calázios
Erros refrativos (Hipermetropia, Miopia e Astigmatismo)
Catarata Infantil
Glaucoma Infantil