top of page
Buscar
  • Dr. Luis Ferreira de Sá

Erros Refrativos

Atualizado: 13 de mai. de 2020

Ao olharmos para um objeto, figura ou pessoa, a imagem atravessa diferentes estruturas do olho (córnea, pupila, cristalino) até atingir a retina, onde essa imagem é focalizada, processo esse denominado Refração. Em algumas situações, essa imagem não é focalizada no plano da retina e isso ocorre quando existe um erro refrativo, causando um embaçamento ou diminuição da visão. Os principais erros refrativos são hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. Os erros refrativos podem ser corrigidos através de lentes corretivas/óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.


Hipermetropia

A hipermetropia é o tipo de erro refrativo onde a imagem que deveria ser projetada no plano da retina é focalizada depois da retina. Normalmente, a dificuldade visual é sempre maior para perto, embora também possa afetar a visão de longe. A hipermetropia ocorre quando o olho tem o seu diâmetro ântero-posterior menor (olho pequeno) ou quando a córnea e/ou cristalino focalizam a imagem depois do plano da retina.


As crianças normalmente são hipermétropes (“hipermetropia fisiológica”), pois apresentam os “olhos pequenos”. Com a idade e o crescimento proporcional do olho, a tendência dessa hipermetropia é diminuir. Normalmente, quanto mais jovens, maior a capacidade de compensar a hipermetropia, graças a um processo chamado de Acomodação . À medida que ficamos mais velhos, essa capacidade de focalizar/compensar a hipermetropia (Acomodação) diminui. As principais indicações de uso de lentes corretivas para correção da hipermetropia são hipermetropias maiores que a capacidade de compensar (Acomodação), associação com estrabismo, ou quando existe uma diferença de “grau” significativa entre os dois olhos.


Miopia


A miopia é o erro refrativo que ocorre quando a imagem é focalizada antes do plano da retina e tende a afetar mais a visão de longe. A miopia ocorre quando o olho apresenta um diâmetro ântero-posterior maior (“olho grande”) ou quando a córnea e o cristalino focalizam a imagem antes do plano da retina. Diferente da hipermetropia, onde existe um mecanismo de compensação (“Acomodação”), na miopia não existe nenhum mecanismo fisiológico de compensação.


É comum, (embora não obrigatório) existir uma história familiar de miopia, mas hoje sabe-se que o excesso de atividades de perto nas crianças (tablets, celular, jogos eletrônicos) pode contribuir para o aumento da miopia. Com o crescimento do globo ocular na infância e adolescência, ocorre geralmente um aumento da miopia. Com o crescimento do olho e o aumento da miopia, a retina que forra o olho por dentro, acaba ficando mais esticada e mais fina (assim como quando esticamos um elástico), aumentando o risco de doenças como descolamento de retina e degeneração relacionada à miopia.


Astigmatismo


O astigmatismo é o erro refrativo que ocorre quando a córnea ou o cristalino são irregulares. Esta irregularidade, faz com que a imagem que deveria ser focalizada no plano da retina, seja focalizada em áreas diferentes, gerando uma deformação/embaçamento visual, tanto para perto como para longe. Os astigmatismos podem ser considerados regulares ou irregulares. Os astigmatismos regulares, diferentes da hipermetropia e da miopia, não mudam significativamente na adolescência. Já o astigmatismo irregular, sendo o mais conhecido como “CERATOCONE”, pode progredir. O ato de coçar os olhos pode colaborar para a progressão do ceratocone e alguns desses pacientes necessitam de um acompanhamento médico mais frequente.


Presbiopia


A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, nada mais é do que um tipo de hipermetropia que se desenvolve com o passar dos anos, principalmente após os 40-45 anos, quando a capacidade de compensar/focalizar a hipermetropia existente (“Acomodação”) diminui. Esse é um processo fisiológico e compromete principalmente a visão de perto, embora dependendo do grau, também possa comprometer a visão de longe.


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page