Óculos é a forma mais comum de correção dos erros refrativos na infância (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Alguns casos de estrabismo também podem ser corrigidos apenas com óculos ou lentes de contato. Há casos específicos, onde a correção óptica deve ser feita preferencialmente com lentes de contato. Pós operatório de catarata congênita, quando existe uma diferença grande de “grau” entre os dois olhos (anisometropia) ou quando o erro refrativo é muito alto e as lentes grossas dos óculos causam aberração óptica, são exemplos de indicação de lentes de contato. Em casos de astigmatismo irregular e ceratocone, a visão com as lentes de contato normalmente é melhor em relação aos óculos.
A partir de que idade uma criança pode usar lente de contato ?
Nos casos de indicação médica, como os descritos acima, o uso pode começar nos bebês, desde os primeiros meses de vida. Nestes casos, todos os cuidados e manipulação das lentes são feitos pelos pais ou responsáveis.
Nos casos de crianças maiores e que desejam usar lente de contato para substituir os óculos, a partir de 10 anos a lente de contato pode ser introduzida, dependendo de cada caso. Diferente de tirar habilitação para dirigir, onde existe uma idade mínima padrão (18 anos), no caso de lentes de contato, não existe esta idade padrão. Vários fatores devem ser considerados na introdução de lentes de contato em criança, entre eles, a vontade e capacidade da criança de manipular, colocar/retirar a lente de contato, além dos cuidados de higiene pessoal e da limpeza das lentes.
De uma forma geral, as meninas começam a usar lente de contato mais precocemente (a partir de 10 anos) e meninos um pouco mais tarde, geralmente a partir de 12/13 anos, em função da maturidade, geralmente mais precoce das meninas.
O que é necessário para o uso de lentes de contato ?
Em primeiro lugar, é necessário verificar se não existe nenhuma contra indicação ao uso de lentes de contato e se o exame oftalmológico é normal. Crianças com antecedentes de atopia/alergia apresentam contra indicação relativa, já que a própria lente de contato pode desencadear ou piorar a alergia.
No caso das lentes de contato sem indicação médica específica, é muito importante que a criança tenha capacidade de cuidar sozinha das lentes. A criança precisa passar por um processo de treinamento e ficar apta para colocar, retirar e cuidar das lentes de contato. Crianças que precisam dos pais para colocar, retirar ou cuidar das lentes ainda não estão aptas para o usá-las.
Quais os tipos de lente de contato que as crianças e adolescentes podem usar ?
Há vários tipos de lentes de contato que podem ser usadas, incluindo as lentes gás-permeáveis (mais rígidas) e as lentes hidrofílicas (gelatinosas) descartáveis. A escolha da lente depende do tipo de problema a ser corrigido e do paciente. Em alguns casos de astigmatismo irregular/ceratocone, a visão obtida com as lentes gás-permeáveis geralmente é melhor. No caso das lentes hidrofílicas descartáves de troca planejada, o descarte pode variar de 1 dia a 1 ano, dependendo do tipo da lente. Embora o custo das lentes de contato descartáveis diárias seja maior, elas apresentam um risco menor de complicações.
As lentes de contato podem causar problemas ?
Sim, as lentes de contato podem causar problemas que podem até provocar perdas variáveis de visão. Infecção na córnea (ceratite) e alergia/ intolerância ao uso de lentes de contato são as principais complicações. Dormir ou nadar com as lentes de contato, prolongar o uso das mesmas por tempo maior do que o recomendado e não usar os produtos adequados para limpeza e armazenamento, aumentam o risco de complicações. Os jovens devem ser treinados e orientados para o correto uso das lentes. O acompanhamento médico periódico também é importante para os usuários de lentes de contato.
Comments